2

What We Do Is Secret (2007)

Posted by Luciano Cirne on 10:36 in

Na minha última matéria aqui nesse humilde espacinho (sobre a banda Flipper), reclamei que eu não andava muito inspirado para escrever sobre música, sei lá porque, mas ao mesmo tempo, não quero ser negligente e deixar a música totalmente de lado, então pensei comigo: Que tal matar dois coelhos com uma cajadada só, comentando sobre um verdadeiro filmaço a respeito do vocalista de uma das melhores (e mais subestimadas) bandas punks de todos os tempos, The Germs? E foi assim que resolvi fazer um breve colóquio a respeito de "What We Do Is Secret", verdadeira pérola que infelizmente passou batida tanto lá fora quanto aqui, onde sequer saiu em DVD.


O filme retrata a figura controversa de Darby Crash, desde sua ideia de fundar um grupo junto com seu inseparável amigo Pat Smear (que depois tocou guitarra no Nirvana e no Foo Fighters), criar uma mística em torno do nome e, coroando tudo no melhor estilo Kurt Cobain de ser, terminar (leia-se morrer) antes que se tornasse uma caricatura. Ao mesmo tempo em que era capaz de escrever letras geniais, demonstrava ter uma mente frágil e confusa ao simpatizar com ideias nazistas, abusar das drogas e do álcool, se automutilar no palco e ao ter dúvidas até sobre qual seria sua orientação sexual. Isso para não falar dos seus shows absolutamente caóticos: não raras foram as vezes em que Darby incitou a plateia a destruir as casas de shows, o que levou todos os clubes de Los Angeles a baní-los (e também fez com que eles passassem a marcar apresentações sob a alcunha de G.I. - que significava "Germs Incognito"). Entretanto, como já disse em textos anteriores, ninguém consegue segurar um modo de vida tão extremo por muito tempo e, quando Darby percebeu que não dava mais, acabou com tudo (tanto com os Germs quanto com a própria vida).

Esse tipo de filme sempre corre o risco de resvalar no perigoso terreno do dramalhão, mas o diretor estreante Rodger Grossman foi bastante feliz ao dar uma visão ácida e recheada de sarcasmo da cena musical de L.A. e, principalmente, de Darby. Apesar de ele ter tido uma vida conturbada (além de tudo que citei, antes, ele perdeu o pai e o irmão cedo), em nenhum momento o tom é de lamento, é o deboche típico do punk que dá o tom. A performance dos atores então é um show a parte: Shane West (já conhecido do grande público por seu trabalho no seriado "E.R.") mandou tão, mas tão bem no papel do tresloucado cantor que, acreditem se quiser, VIROU O VOCALISTA DO GERMS PRA VALER em uma recente turnê de reunião que fizeram pelos EUA e, o mais surpreendente, não é que ficou bem bacana? Aqui vai um videozinho dele cantando diretamente do Youtube para vocês tirarem a prova:


Agora vem aquela hora do torrent para quem interessar possa, certo? Pois bem, aqui vai o link para o filme, para a legenda, e também para o "complete anthology", compilação com TUDO gravado pelos Germs originais. Se você curte um bom punk rock, pode baixar sem contra-indicação!

Trailer:


Maiores informações no nosso confiável amigo IMDB.

2 Comments


Esse eu vou baixar com certeza. Gosto desse tipo de filme. O blog tá ficando bacana. Tô gostando de ver. :D


Na minha inicial incursão pelo mundo do punk de boutique encontro esse maravilhoso blog. Obg pelos presentinhos, tanto os torresmos como a materia obg

Postar um comentário

Copyright © 2009 Rock& Filmes Toscos All rights reserved. art by Arte Cyber